A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro reinaugurou sua fachada nesta quarta-feira (14), abrindo oficialmente as comemorações dos 70 anos da instituição. A nova fachada traz imagens que retratam a história da DPRJ, destacando a defesa dos direitos humanos e a promoção do acesso à justiça.
Como uma espécie de exposição ao ar livre, a fachada oferece a quem passa pela área externa da sede administrativa da Defensoria uma visão rica e diversificada da memória e das áreas de atuação da instituição.
Para a defensora pública-geral, Patrícia Cardoso, a inauguração da fachada simboliza o lugar de destaque ocupado hoje pela DPRJ na luta por mais justiça e igualdade, e pela democracia.
— Tradicionalmente temos feito desta fachada um grande mural da Defensoria, que retrata ações e projetos institucionais. Neste ano, o tema não poderia ser diferente: a comemoração dos nossos 70 anos! A reinauguração marca o início oficial dessa celebração, que se estenderá no encontro com defensoras(os) aposentadas(os) aqui presentes. Faz todo o sentido este resgate de imagens da nossa história, tendo conosco as(os) principais autoras(es) da memória da Defensoria — disse Patrícia Cardoso.
Ao final do evento, houve um momento de interação, fotos e confraternização entre defensoras(es) aposentadas(os) e da ativa em frente à nova fachada.
Texto: Júlia Duque Estrada