As famosas colunas do Teatro Riachuelo, construído na década de 80, foram palco de um evento tão histórico quanto o antigo Cine Palácio: a solenidade de comemoração dos 70 anos da Defensoria Pública do Rio de Janeiro. O evento, que aconteceu na última sexta-feira, 23 de agosto, foi marcado por muita emoção e pela presença de defensoras(res), servidoras(es) e diversas autoridades do sistema de justiça e do Estado do Rio.
A cerimônia teve seu início com a exibição do documentário “Histórias dos 70 anos”, que narra a trajetória de quatro usuários, cujas vidas foram transformadas pela atuação da Defensoria Pública. O filme emocionou os presentes ao destacar o impacto significativo da instituição na vida daqueles que mais necessitam de ajuda. Assista ao documentário aqui.
A noite também foi marcada pela cerimônia de lançamento do selo personalizado, com carimbo comemorativo, em homenagem aos 70 anos da DPRJ, em reconhecimento à atuação histórica da instituição. O rito para lançar o selo, com o ato de carimbá-lo, foi feito pelo coordenador regional de operações dos Correios no Rio de Janeiro, José Oliveira dos Santos, em conjunto com o defensor público André Luiz de Felice Souza e as defensoras públicas Alice dos Reis e Rita de Cássia Gomes Santos.
— É com grande alegria que os Correios participam desta celebração dos 70 anos da Defensoria. Este selo simboliza e imortaliza momentos, histórias e instituições que transformam a vida de milhares de brasileiras(os), transcendendo tempo e espaço rumo às futuras gerações. Assim, estamos não apenas homenageando esta nobre instituição, mas também despertando o interesse de colecionadores e apreciadores da arte da filatelia. A Defensoria tem sido, ao longo dessas sete décadas, um pilar fundamental para a garantia do acesso à justiça e promoção da cidadania. Parabéns a todas(os)! — celebrou José Oliveira dos Santos.
Na sequência, foi exibido o vídeo “70 anos de Defensoria é..”, com depoimentos de defensoras(es) dos núcleos de primeiro atendimento, de classe especial, de núcleos regionais, de órgãos de atuação junto a juízos de municípios do interior, de defensoras(es) da capital, entre outras(os).